O Programa de Educação refere-se a um conjunto a um conjunto de ações educacionais voltadas a proporcionar à criança experiências significativas, a partir do seu nascimento, e que promovam o desenvolvimento máximo de seu potencial (BRALIC: HABUSLER: LIRA, 1979). Destina-se a crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos e 11 meses que apresentam atraso no desenvolvimento e que encontrem-se em situações de risco, de prematuridade, com diagnóstico de deficiências ou com potencial de precocidade para altas habilidades/superdotação. (Educação Especial/ Orientação Pedagógica 2010).
Considerando o desenvolvimento global das crianças e suas atuais políticas públicas de inclusão educacional, esse programa define como objetivo primordial a promoção das potencialidades dos seus estudantes quantos aos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sócios culturais, contribuindo, assim, para a sua inclusão educacional e social. Portanto, tem como finalidade oferecer aos estudantes condições para que compreendam o mundo por meio de experiências advindas das múltiplas interações e das relações estabelecidas pela exploração do meio, do uso do brinquedo e da ludicidade, da relação com o próprio corpo e, ainda, da ação espontânea sobre os diversos estímulos. (Educação Especial/ Orientação Pedagógica 2010).
De acordo com o MEC/UNESCO o atendimento em estimulação precoce deve ser realizado em espaços físicos adequados ou adaptados ás necessidades da criança,contendo mobiliário, material pedagógico e equipamentos apropriados ao trabalho a ser desenvolvido, de acordo com a necessidade da criança.(Diretrizes educacionais sobre estimulação precoce).
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