Esse serviço será desenvolvido em duas vertentes: apoio à instituição educacional/professor e apoio aos estudantes com deficiência e transtorno global do desenvolvimento, incluídos em classes comuns do ensino regular e em classes especiais. Esse programa atuará de forma articulada com o coordenador de Educação Especial da Coordenação Regional de Ensino. Essa articulação tem como fundamento a potencialização das ações em prol da construção de estratégias pedagógicas inclusivas que apóiem o processo educacional de estudantes com deficiência e transtorno global do desenvolvimento.
Como forma de apoiar as demais instituições educacionais no processo de inclusão o Centro de Ensino Especial coordenará a realização da formação continuada dos professores da instituição educacional comum, de trocas de experiências entre professores da instituição educacional comum e da especial a fim de atender as demandas locais da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina, a exemplo da Semana Pedagógica da Inclusão.
O Atendimento Educacional Especializado Complementar ofertado no Centro de Ensino Especial, instituição de referência em Educação Especial, privilegiado por saberes e por práticas na educação de estudantes com deficiência e com transtorno global do desenvolvimento, deverá oerecer apoio especializado aos estudantes incluídos em instituições educacionais comuns. Terão prioridade, nos atendimentos complementares, os estudantes dos Centros de Ensino Especial indicados para a inclusão em instituições educacionais comuns. Seu atendimento nos CEE será em horário contrário ao de sua matrícula em classe comum. Os estudantes conforme suas necessidades serão atendidos nas seguintes atividades:
- Educação Física Adaptada;
- atendimento em Salas de Ambiente Temático - Atividades Interdisciplinares de Artes, Raciocínio Lógico-matemático;
- atendimento no Programa de Oficinas Pedagógicas Profissionalizantes de panificação e no Serviço de Orientação para o Trabalho - SOT;
- encaminhamentos para outros serviços complementares e instituições parceiras.
Fonte: Orientação Pedagógica - Educação Especial
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